Categoria: Baixa

  • Tertúlia Fotográfica Nocturna

    Tertúlia Fotográfica Nocturna

    Domingo passado fizemos o terceiro trabalho de campo fotográfico e a primeira Tertúlia Nocturna!
    O dia amanheceu lindo mas o São Pedro resolveu pregar-nos um susto e pouco antes da hora marcada para o encontro resolveu fazer algumas “limpezas” a alta pressão.
    Felizmente ninguém ligou ao São Pedro e os que confirmaram comparência lá estavam, de máquinas em riste, indiferentes às intempéries e as constipações.
    Afinal o resto da tarde e a noite estiveram uma maravilha e deu para passearmos por Lisboa da Baixa ao Bairro Alto sem pensarmos em chuva.
    Era dia da Procissão do Senhor dos Passos da Graça ou do “Encontro” e foi em frente á Igreja de São Domingos que os fiéis pararam para que as imagens do Sr. dos Passos se encontrasse com a imagem de Maria.
    Era ai também o nosso ponto de encontro, em frente á Ginjinha, e foi aí que iniciámos a nossa digressão por Lisboa.
    Depois de atravessar o Rossio subimos pela rua do Carmo até aos novos Terraços que ligam o velho Convento á Baixa e ao elevador de Sta Justa.
    Lisboa vista do alto é sempre bonita e os tons cinzentos que a chuva deixou com a luz do fim de tarde dava uma imagem de aguarela às velhas casas que subiam pela encosta do Castelo.
    As luzes da cidade começavam a aparecer e começava também o verdadeiro desafio desta Tertúlia Nocturna…
    Lisboa é uma cidade maravilhosa a qualquer hora do dia e o desafio foi completamente superado.
    Venham mais Tertúlias em Lisboa ou noutro lado qualquer.
    É um prazer conviver com pessoas que comungam do mesmo amor pela fotografia.
    A forma como cada um vê o que nos rodeia, como cada um trata as imagens que vê, os pormenores que não são vistos por todos, a partilha da experiência de cada um, a conversa franca e animada são a grande riqueza destes encontros.
    Aqui ficam algumas das fotos criadas durante o este passeio. Espero que gostem.

  • Lisboa à noite no Natal

    Lisboa à noite no Natal

    Sábado foi dia de fotografia nocturna.

    Lisboa nesta época do ano enche-se de luz e cor e gente.

    Fica bonita Lisboa vestida de Natal!

    No Arco da Rua Augusta há projecções de luz para crianças e crescidos se encantarem. Mesmo com chuva, ninguém arreda pé!

    Por todas as ruas há as iluminações de Natal e edifícios, lojas, restaurantes, que brilham de várias cores.

    No Rossio a Árvore de Natal lá está com estrelas e luzes e gente que mal deixam aproximar, crianças que correm para ver o Pai Natal e tirar uma fotografia com ele garantindo que se portaram muito bem durante o ano.

    Mais em baixo, na Praça do Município, um mercado de Natal faz a alegria das crianças que correm a deixar uma cartinha no marco do correio do Pai Natal e fazem bicha para entrar na casa do Natal.

    E toda a praça está iluminada com pequenas luzes brancas, fazendo de conta que estamos rodeados de neve como no Pólo Norte.

    Por entre as janelas abertas da Câmara vislumbra-se um bocadinho dos tectos trabalhados e ficamos com vontade de ir lá espreitar, mas não podemos!

    Foi bom passear por Lisboa á noite, ver a outra margem brilhando, engalanada pela Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei abraçando Lisboa.

    Esta Galeria é o resultado do deambular por Lisboa. Desfrutem.